/ PROJECTO / PRINCIPAIS OBJETIVOS
projecto PRINCIPAIS OBJETIVOS
O AfroLab – A Construção das Literaturas Africanas em Português: Instituições e Consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa (1960-2020) investiga a constituição e institucionalização das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, tanto no espaço literário português como no Sistema Literário Mundial. Nosso objectivo principal é estabelecer em que medida as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa são uma criação institucional de agências baseadas em Portugal e até que ponto a sua mundialização está sob controle de agências não africanas. Inspirados pelo trabalho que Claire Ducournau realizou sobre a institucionalização da Literaturas Africanas em Língua Francesa, e seguindo o enquadramento teórico de Helgesson e Vermeulen, sobre instituições literárias, tencionamos provar a hipótese de que as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa são uma criação muito mais europeia do que africana. Assumimos que a promoção internacional conseguida através da tradução destas obras – com o poder implícito de consagração e canonização que ela implica – é sobretudo controlada por instituições não africanas. Além disso, um dos objetivos deste projeto também é compreender como e por que razão, a partir da crise financeira de 2010 na Europa – com intensas repercussões no mercado cultural e editorial –, o interesse deslocou-se dos autores africanos para uma nova geração de autores europeus afrodescendentes. Ou seja, por que esta mudança ocorre e de que forma ela está ligada à relação de Portugal com o seu passado colonial? Apesar de algumas instituições a considerarem uma continuação direta e contemporânea das literaturas africanas, tal continuidade não é líquida para nós. Por último, partindo do enquadramento teórico dos estudos pós-coloniais e decoloniais, avançamos para uma tentativa de representação fidedigna das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e da literatura afrodescendente em Portugal, considerando as políticas editoriais e a visibilidade de cada escritor. Teremos também em conta os ecos da produção literária e editorial do continente africano e a particularidade de cada país.
/ PROJECTO / ÁREAS TEMÁTICAS
ÁREAS TEMÁTICAS
O AfroLab – A Construção das Literaturas Africanas em Português: Instituições e consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa (1960-2020) divide-se nas seguintes 3 áreas temáticas: Institucionalização em Portugal e em África Consiste no mapeamento das instituições envolvidas na publicação de literaturas africanas em Portugal e África a partir de 1974. O resultado previsto desta tarefa será o mapeamento das instituições literárias das literaturas africanas em Portugal e em África. Neste sentido, esta tarefa irá identificar e caracterizar as instituições portuguesas que focam a publicação de literaturas africanas, assim como os autores que são reunidos nessas instituições. Além de examinar quais obras literárias foram escolhidas para publicação em Portugal, e se elas obedecem a qualquer tipo de modelo, também será verificado se estas instituições operam também em outras artes e de que forma. Mundialização através da tradução Consiste no mapeamento das instituições de mundialização através da tradução das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. O resultado previsto será apresentar uma nova abordagem quer teórica, quer metodológica; e o mapeamento das instituições envolvidas na internacionalização das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. Neste sentido, esta tarefa tomará conta dos mais importantes eventos/feiras, identificará as agências governamentais que apoiam a tradução como projecção de soft-power e encontrará quais agências literárias são mais importantes e que papel elas têm, assim como tradutores e universidades em Portugal e no estrangeiro que contribuem ao movimento de mundialização das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e Afrodescendentes hoje O resultado previsto desta tarefa será apresentar os quadros das literaturas africanas e da literatura afrodescendente em Portugal hoje; promover eventos civis e académicos e discutir a literatura Afropean. Neste sentido, esta tarefa irá enquadrar de forma fiável as Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e as obras literárias de afrodescendentes publicadas em Portugal, considerando nacionalidade, género, idade, número de livros publicados e editor. Também irá comparar, através de distant reading, as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e a produção afrodescendente, para, assim, identificar disparidades e similitudes, tanto relacionadas a referências culturais e literárias, problemas de género etc...; por último, estabelecerá contacto com associações sociais/civis e promoverá eventos para discutir a literatura Afropean;.
/ PROJECTO / METODOLOGIA
METODOLOGIA
Metodologicamente, AfroLab – A Construção das Literaturas Africanas em Português: Instituições e consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa (1960-2020) organiza-se através de uma investigação sobre as instituições envolvidas na constituição das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, bem como através do mapeamento das alternativas existentes a uma formação literária das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, dividindo-a em quatro períodos: 1. O início: Tempos de revolta (até 1975); 2. A independência e a construção das nações (1975-1990); 3. As Literaturas Africanas em Português no Sistema Literário Mundial (1990-2010); 4. Crise, Diáspora e Trânsitos (2010-presente). Para organização, coordenação e disseminação dos resultados do AfroLab, a investigação divide-se em 3 tarefas gerais: – Implementação e coordenação; – Disseminação, exploração e comunicação; – Enquadramento conceptual e metodológico; E em 3 tarefas específicas: – Institucionalização em Portugal e em África; – Mundialização através da tradução; – Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e afrodescendentes hoje. O nosso instrumento metodológico principal é o distant reading de textos literários publicados, quer nas suas edições originais em português, quer em tradução; um rigoroso estudo das instituições, de factos extra- e peri-textuais que envolverá edição, editing, construção da fama literária, canonização e consagração. Textos selecionados serão analisados mais de perto, com um método de close reading, para avaliar o que foi canonizado e mundializado e porquê.
/ PROJECTO / FINANCIAMENTO
Financiamento
AfroLab – A Construção das Literaturas Africanas em Português: Instituições e consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa (1960-2020) é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob a identificação de projeto PTDC/LLT-OUT/6210/2020.
/ PROJECTO / INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO
INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO
AfroLab – A Construção das Literaturas Africanas em Português: Instituições e consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa (1960-2020) está sediado no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), na Faculdade de Letras (FLUL) da Universidade de Lisboa (ULisboa).