/ pessoaS / MEMBROS
INVESTIGADORA RESPONSÁVEL Ana Paula Ribeiro Tavares
Ana Paula Ribeiro Tavares nasceu no Lubango, Huíla (Angola). Obteve o seu bacharelado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Luanda em 1973. Formou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1982, com um Mestrado em Literatura Africana pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1996. Doutorada em Antropologia (Etnografia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada História, Memória e Identidade: Estudo sobre as sociedades e Lunda e Cokwe de Angola. É coordenadora do Grupo de Investigação 2 do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Culturas e Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa). Nos últimos anos tem desempenhado diversas atividades profissionais: foi professora de História em Angola desde 1973; delegada do Ministério da Cultura no Kwanza-Sul, Angola, de 1978 a 1980; Técnica Superior do Museu Nacional de Arqueologia, em Benguela, Angola, de 1980 a 1983; Diretora Nacional do Património Cultural em Luanda, de 1985 a 1987; Diretora do Gabinete Técnico da Secretaria de Estado da Cultura, em Luanda, de 1987 a 1991; Professora Assistente da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, de 1994 a 2000, entre outros cargos. Participou em inúmeros encontros científicos nacionais e internacionais (conferências, seminários e workshops) e integrou comissões, nomeadamente a Comissão de Reestruturação da Universidade Agostinho Neto, a Comissão para a reestruturação do Ministério da Cultura e para a preparação de uma proposta para a criação do Ministério da Cultura de Angola e a Comissão para preparação do projeto para fundação de uma Faculdade de Ciências Sociais em Angola. É autora de várias publicações científicas e de obras literários, nomeadamente poesia, crónicas e romance. Foi distinguida com o Prémio Literário Mário António, da Fundação Calouste Gulbenkian (2004), com o Prémio Nacional de Cultura e Arte, em Literatura (Luanda, 2007) e com o Premio Internazionalle Ceppo/Pistoia, Firenze (2013). De salientar a sua participação no filme Cartas para Angola (2011), dirigido por Coraci Ruiz e Júlio Matos. Trata-se de um documentário construído entre os dois lados do Atlântico, focando Brasil, Angola e Portugal.
CO-INVESTIGADOR RESPONSÁVEL Marco Bucaioni
Marco Bucaioni é investigador doutorado integrado no CLEPUL, onde anteriormente cursou pós-doutoramento (2017-2020). É Doutorado em Literaturas Comparadas (2013) e Licenciado em Línguas e Literaturas Estrangeiras (2006) pela Universidade de Perúgia, Itália. Também é tradutor e editor de literatura, com especial atenção para a produção literária africana em português. Está a trabalhar questões de circulação e recepção de literaturas africanas de língua portuguesa em tradução. Interesses de investigação: Literatura-Mundo; Estudo de Tradução; Modernidade e Modernismo; Estudos Pós-Coloniais e Discurso Decolonial. .
INVESTIGADORA Rosa Maria Fina
Rosa Maria Fina é licenciada em Literatura Portuguesa (2003), mestre em Ciências da Cultura (2011) e doutorada em História Contemporânea (2016). Foi bolseira de investigação no projecto On Violence. Representações da violência nas literaturas africanas de língua portuguesa, coordenado por Ana Paula Tavares (CLEPUL/2017-2020). Colabora com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC). Actualmente, ensina História da Cultura e das Artes no Ensino Secundário. Tem publicados artigos e monografias em Literatura, História e Estudos Culturais. Rosa Maria Fina é CV nuclear do projecto AfroLab. .
INVESTIGADORA Marta Banasiak
Marta Banasiak é licenciada em Filologia Checa (2009) e mestre em filologia portuguesa (2013) com tese sobre a prosa moçambicana contemporânea pela Universidade Carolina de Praga. Possui doutoramento em Estudos Românicos com a especialidade em Estudos Africanos (2019) pela Universidade de Lisboa. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolseira FAPESP. Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT. Publica e pesquisa nas áreas de literaturas africanas de língua portuguesa, particularmente a moçambicana, cinema dos países de língua portuguesa e literatura comparada. Para além das áreas mencionadas, os seus interesses de investigação atuais focam também as teorias de literatura(-)mundial, literaturas (semi-)periféricas e Indian Ocean Studies. .
INVESTIGADOR Francesco Genovesi
Francesco Genovesi é doutorado em Filologia Românica pela Universidade “La Sapienza” de Roma (2009), com tese sobre a colonização portuguesa das ilhas de Cabo Verde. Durante as suas bolsas de pós-doutoramento na Universidade “La Sapienza” de Roma (2010-2012) e na Universidade Roma Tre (2016-2017), examinou as primeiras narrativas portuguesas da costa de África e realizou uma pesquisa de campo no norte de Moçambique sobre a evolução histórica da língua portuguesa. Lecionou cursos de língua, cultura e literatura portuguesas em várias universidades italianas e na Universidade de Dar es Salaam, na Tanzânia. Publicou a sua tese de doutoramento Le isole del Capo Verde. Storia e documentazione della scoperta (2011) e diversos artigos em periódicos revisados por pares. Apresentou trabalhos em inúmeras conferências internacionais na Europa, EUA e África. O seu principal campo de investigação e publicações é a relação entre as explorações portuguesas nos séculos XV-XVI (1415-1526) e as literaturas, línguas e culturas africanas de língua portuguesa. .
/ pessoaS / BOLSEIRos
BOLSEIRO Dênis Silva
Dênis Augusto Silva é mestre em Estudos Literários na especialidade Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e licenciado em Letras – Português/Grego pela mesma instituição. Atualmente, cursa o Doutoramento em Estudos Portugueses e Românicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No mestrado, investigou a receção crítica ao Sensacionismo de Fernando Pessoa, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como editor de livros para diversas casas editoriais brasileiras.
/ pessoaS / bolseiros
BOLSEIRA Noemi Alfieri
Noemi Alfieri é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Espanhol e Português, 2013) pela Università degli Studi de Turim, Itália. É mestre em Línguas e Literaturas Modernas pela mesma faculdade, com uma tese sobre literatura angolana(2015). Tem doutoramento em Estudos Portugueses, com especialidade em História do Livro e Crítica Textual, pela NOVA-FCSH com a tese: (Re)construir a Identidade através do Conflito: Uma Abordagem às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (1961-74). Esta dissertação foi financiada pela FCT e recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Fundação Mário Soares-EDP (2021). É atualmente Bolseira de Pós-Doutoramento do AFROLAB no CLEPUL (Universidade de Lisboa), sendo também Membro Associado do CREPAL (Sorbonne Nouvelle Université) e do CHAM (FCSH-NOVA). Participa de grupos de pesquisas internacionais, sendo também membro da equipe do projeto WOMENLIT – Literatura Feminina: Memórias, Periferias e Resistência no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro (CHAM/ NOVA-FCSH), financiado pela FCT. .
/ pessoaS / parceiros
Brevemente
/ pessoaS / redes